Custom Bg

O nariz é responsável por muitas funções importantes. Quando inspiramos, o ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. O nariz possui funções como a própria respiração, a olfação, umidificação do ar, filtragem de impurezas e a recepção de secreções. Além disso, a respiração nasal proporciona uma matriz funcional do crescimento craniofacial e do desenvolvimento orofacial principalmente do terço médio e inferior da face.

As pessoas podem apresentar modos de respiração diferentes: nasal, mista ou oral. Nos casos da respiração oral, ou seja, o ar entra pela boca, geralmente ocorre uma adaptação patológica, geralmente provocada por obstruções recorrentes, provocando adaptações funcionais no indivíduo. Podem surgir desorganizações nas posturas e funcionamento das estruturas orofaciais, principalmente lábios e língua. Entre as queixas mais frequentes podemos encontrar: Insuficiência respiratória, baixa resistência em atividades físicas, dores na musculatura cervical, diminuição no olfato e ou paladar, halitose e boca seca. Com isso, é importante que se identifique a causa que pode estar provocando este modo respiratório.

O Fonoaudiólogo é capacitado para realizar atendimento aos respiradores orais , dentro de uma abordagem inter e multidisciplinar , na parceria com profissionais como Otorrinolaringologista, alergista e Ortodontistas.



Stephanie Teixeira.