Custom Bg

O desenvolvimento da criança com Microcefalia: A importância do vínculo da gestação à primeira infância.

A microcefalia, é uma condição neurológica, representada por um perímetro encefálico menor que 32 cm (o mesmo não se aplica a crianças prematuras e de culturas e países diferentes do nosso).

Muitas são as causas, não somente a Zika. Doenças genéticas, infecciosas, meningite, exposição à drogas, álcool, mas dentre tantas causas uma é de extrema relevância tanto à nível do poder público, quanto à nível de movimentação para um suporte mais eficaz à essas crianças e suas famílias, a desnutrição, quanto maior o nível de vulnerabilidade da mãe ao gestar essa criança e da própria criança ao nascer, maior pode ser o impacto causado pela microcefalia.

Para alguns pais, receber um diagnóstico como esse é muito difícil e doloroso, pois sabe-se que poucas são as crianças microcéfalas que atingem os marcos do desenvolvimento considerados adequados. Possibilitando já na gestação um afastamento, uma ausência e uma rejeição dos progenitores deste bebê.

Ainda que muitas dificuldades sejam percebidas, quanto mais essas famílias receberem apoio, acolhimento em suas necessidades, e informação aumentaremos as chances do vínculo acontecer; e afeto demonstrado oferece à qualquer ser humano chances de ser reconhecido como é, dentro de suas habilidades e dificuldades. Essa criança sentirá através do contato físico, do ouvir e do sentir o quanto ela faz parte deste contexto.

Deve-se atentar ainda para a importância do acompanhamento pré-natal, e pós nascimento para a observação e aferição do perímetro encefálico. Pois há casos de crianças microcéfalas, onde não houve alteração perceptível, a criança apresenta dificuldades que podem ser identificadas como problemáticas de uma criança sem a doença, como dificuldade na fala, dificuldades em outros níveis neurológicos. Portanto, fiquemos atentos aos casos de Zika, com um acompanhamento minucioso da gestação e do desenvolvimento infantil.

Marcella Sandim

Psicóloga do Grupo Escolhas