Custom Bg

O AUTISMO também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), trata-se de um transtorno neurobiológico que afeta o desenvolvimento da linguagem, processos de comunicação, interação e comportamento social da criança, apresenta seus primeiros sinais a partir dos 18 meses. Nem todo atraso pode ser considerado um problema, contudo todo problema origina-se de atrasos no desenvolvimento. A intervenção precoce aumenta as chances de uma vida com mais sucesso e possibilidades.

Atualmente o número de crianças diagnosticadas (apesar de expressivo) acreditamos que não condiz com a realidade. A falta de acesso à saúde básica, falta de informação sobre o transtorno e ausência de programas com de acolhimento às famílias que percebem atrasos no desenvolvimento dos seus filhos são alguns pontos relevantes que ratificam a afirmativa de um número que não consideramos ser real.

O Grupo Escolhas vem desenvolvendo nas cidades do Rio de Janeiro e Itaguaí um trabalho multidisciplinar de responsabilidade. Diariamente famílias recorrem aos nossos atendimentos em busca de uma avaliação, intervenção e diagnóstico. Contudo somos uma empresa, não temos apoio de nenhuma instituição governamental. Por esse motivo entendemos que muitas famílias transitam por nossas calçadas, olham nossa propaganda e não possuem condições financeiras para realizar um rastreio e avaliação diagnóstica. Não podemos ignorar essa população, é nossa responsabilidade social estender a mão aos menos favorecidos. Desde sua criação o Grupo Escolhas desenvolve projetos na comunidade local. Entre estes projetos neste ano mais um novo projeto acaba de nascer “UNS POR TODOS E TODOS POR UM DIAGNÓSTICO”.

O projeto não viabiliza oferta de intervenção, contudo oferece rastreio, avaliação, diagnóstico, conduta e direcionamento para crianças que a família comprove incapacidade financeira para fazê-lo. Sabemos que esse primeiro passo é importante para um atendimento individualizado na escola, entrada em benefícios para atendimentos específicos e qualidade de vida para o entendimento da família das especificidades dessa criança que não tem deficiência ou incapacidades, mas características peculiares de um transtorno neurobiológico.

E para marcar o início desse projeto promissor, escolhemos a data da nossa II Caminhada em Prol a Conscientização do Autismo e contamos com profissionais da Equipe do Grupo Escolhas que doaram seu trabalho. Para conhecer as famílias com o perfil do projeto fizemos postagens em nossas redes sociais, postagens estas que foram repostadas e puderam ter um grande alcance, e em resposta recebemos 800(oitocentos) e-mails. Foi realizado uma triagem, anamnese presencial com hora marcada e aqueles que apresentavam o perfil do transtorno, foram encaminhados para a intervenção diagnóstica e avaliação médica.

Foram então selecionadas 10(dez) crianças que foram atendidos por nossa equipe multidisciplinar: Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Psiquiatra Infantil e Assistente Social. As crianças tiveram o direito a um diagnóstico de qualidade, a família amparada pela equipe da psicologia, da assistência social e saíram com informações dos próximos passos para a garantia dos direitos seus filhos.

Terminamos o último atendimento próximo das 22:00, no dia seguinte (após o domingo tremendamente abençoado que tivemos)trabalhamos com a alma leve, coração cheio de alegria, certos que vidas foram alcançadas e poderão ser transformadas através desse olhar de sensibilidade.

A Equipe Grupo Escolhas agradece por cada e-mail recebido, sentimos muito em não ter condições de atender a todos. Que práticas como essas sejam realizadas por outros grupos é o nosso maior desejo. Aproveitamos o ensejo para demonstrar gratidão aos profissionais que não mediram esforços por esse projeto, profissionais estes que são totalmente compromissados com as vidas, que permaneceram em nossa sede após a nossa caminhada ,durante toda a tarde, noite, até o final do atendimento. Passaram o dia avaliando, observando, orientando e fazendo a diferença na vida de cada pessoa.