Custom Bg

  • PAIS ANSIOSOS, GERAM FILHOS ANSIOSOS

    Tanto por características ambientais em que são criados quanto pela herança biológica, a ansiedade dos pais exercem grande influência na saúde dos filhos. O grande fator de risco de uma criança ou adolescente é ter um pai ou mãe ansioso. Existem casos em que os pais sentem-se fragilizados em frente aos filhos, e acabam não segurando a situação de ser um ponto de referência e segurança. É também por isso que a participação dos pais na terapia é fundamental para o sucesso do tratamento.

    Leia na integra

  • AUTISMO: desafios e superações

    O autismo, conhecido por TEA, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e nos interesses restritos, podendo apresentar ainda sensibilidades sensoriais. De acordo com a Organização das Nações Unidas no Brasil, cerca de 1% da população mundial vive com autismo, o equivalente a 70 milhões de pessoas. Eudes faz parte desse percentual e suas experiências mostram que uma pessoa autista é como qualquer outra, ele precisa apenas de uma atenção especial.

    Leia na integra

  • ROUQUIDÃO INFANTIL e considerações importantes

    A rouquidão infantil, ou também conhecida por disfonia infantil, está cada mais frequente entre as crianças entre 5 a 10 anos, principalmente entre os meninos. Isto porque os meninos estão mais expostos às brincadeiras que exigem maior imposição da voz, como jogos de bola (o goleiro que precisa gritar para defender seu time), lutas (judô, karatê), o líder da classe que senta no “fundão” e precisa controlar a turma toda.

    Leia na integra

  • DISLALIA – o que devemos saber sobre este transtorno

    A dislalia é um dos transtornos que se apresentam com maior frequência nas crianças. Um transtorno na articulação dos fonemas, que faz com que as crianças pronunciem incorretamente os fonemas ou grupos de fonemas. Quando as crianças começam a pronunciar as primeiras palavras, é normal que não o façam corretamente, no entanto, quando a idade avança, a linguagem deveria ser aperfeiçoada e a criança deveria melhorar sua pronúncia.

    Leia na integra

  • Aceite a deficiência auditiva do seu filho

    Nesta semana abordamos um assunto muito importante em nossas redes sociais, a AUDIÇÃO INFANTIL e seus aspectos. E fechamos assim nossa semana com este artigo, para você Papai e Mamãe que tem um filho portador de deficiência auditiva. Você não está só.

    Leia na integra

  • INTERNET - Um mundo desconhecido, um caminho sem limites

    Já é de conhecimento de todos, as facilidades, até mesmo os benefícios que a internet traz as nossas vidas. Nosso cotidiano corrido, a internet se tornou uma ferramenta muito facilitadora e eficaz, mas ao mesmo tempo está “facilidade” vem nos colocando em estado de total exposição, um perigo que ronda os nossos lares. Seja um “check in” informando que estamos em determinado local, as fotos que compartilhamos dos nossos filhos em nossas redes sociais, que postamos para a família e mal imaginamos quão susciteis estamos.

    Leia na integra

  • TOC x Ansiedade

    Nesta semana em nossas redes sociais estamos abordando com muitos detalhes, os aspectos relacionados ao transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como TOC. A maioria dos seus sintomas envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preocupações excessivas ou pensamentos de conteúdo ruim, inapropriado) e das emoções (medo, desconforto, aflição, depressão). As evitações se tornam responsáveis pelos prejuízos, acarretados por este transtorno. As compulsões acabam ocorrendo, em razão dos medos e aflições que ocorrem sempre que a mente, acaba sendo tomada por obsessões como por exemplo a sensação de que, a cada minuto, o indivíduo irá se contaminar com algo, contrair alguma doença ou acidentar-se ou até mesmo ser responsável por algum acidente.

    Leia na integra

  • Série Descomplicando - Depressão

    Vamos abordar este assunto tão importante de uma maneira descomplicada. A falta de vontade, em realizar as atividades que antes muito prazerosas, podem indicar a depressão. Junto com esse sintoma, pode ocorrer a diminuição do peso, dificuldade em dormir, pois ocorre a diminuição da serotonina que é o hormônio que produz o prazer e bem estar.

    Leia na integra

  • A importância de atendimento Fonoaudiológico na Respiração Oral.

    O nariz é responsável por muitas funções importantes. Quando inspiramos, o ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. O nariz possui funções como a própria respiração, a olfação, umidificação do ar, filtragem de impurezas e a recepção de secreções. Além disso, a respiração nasal proporciona uma matriz funcional do crescimento craniofacial e do desenvolvimento orofacial principalmente do terço médio e inferior da face.

    Leia na integra

  • O desenvolvimento da criança com Microcefalia

    A microcefalia, é uma condição neurológica, representada por um perímetro encefálico menor que 32 cm (o mesmo não se aplica a crianças prematuras e de culturas e países diferentes do nosso). Muitas são as causas, não somente a Zika. Doenças genéticas, infecciosas, meningite, exposição à drogas, álcool, mas dentre tantas causas uma é de extrema relevância tanto à nível do poder público, quanto à nível de movimentação para um suporte mais eficaz à essas crianças e suas famílias, a desnutrição, quanto maior o nível de vulnerabilidade da mãe ao gestar essa criança e da própria criança ao nascer, maior pode ser o impacto causado pela microcefalia.

    Leia na integra