Custom Bg

  • A importância de atendimento Fonoaudiológico na Respiração Oral.

    O nariz é responsável por muitas funções importantes. Quando inspiramos, o ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. O nariz possui funções como a própria respiração, a olfação, umidificação do ar, filtragem de impurezas e a recepção de secreções. Além disso, a respiração nasal proporciona uma matriz funcional do crescimento craniofacial e do desenvolvimento orofacial principalmente do terço médio e inferior da face.

    Leia na integra

  • O desenvolvimento da criança com Microcefalia

    A microcefalia, é uma condição neurológica, representada por um perímetro encefálico menor que 32 cm (o mesmo não se aplica a crianças prematuras e de culturas e países diferentes do nosso). Muitas são as causas, não somente a Zika. Doenças genéticas, infecciosas, meningite, exposição à drogas, álcool, mas dentre tantas causas uma é de extrema relevância tanto à nível do poder público, quanto à nível de movimentação para um suporte mais eficaz à essas crianças e suas famílias, a desnutrição, quanto maior o nível de vulnerabilidade da mãe ao gestar essa criança e da própria criança ao nascer, maior pode ser o impacto causado pela microcefalia.

    Leia na integra

  • Voz, um instrumento de trabalho

    "A voz é um componente importante na comunicação interpessoal, uma vez que transmite palavras, mensagens e sentimentos. Devido a isso, torna­se responsável pelo sucesso das interações humanas, tanto em âmbito privado quanto em âmbito profissional." (Behlau, Dragone, Nagano, 2004).

    Leia na integra

  • Alimentação escolar

    Como profissional de saúde, me sinto na obrigação de alertar pais, responsáveis, educadores e todos envolvidos com o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Nesta oportunidade, relato uma experiência de mãe e profissional de nutrição clínica.

    Leia na integra

  • O que vem primeiro, teoria ou prática?

    Sabemos que a relação entre teoria e prática é conflituosa e levanta muitos questionamentos. No entanto, suspeito que a origem dessa confusão se dá no momento em que somos desafiados a compreender a relação intrínseca que elas possuem.

    Leia na integra

  • Você conhece o Transtorno Opositor Desafiador?

    Dentre os transtornos encontrados na infância, o TOD - Transtorno Opositivo Desafiador, é caracterizado por comportamentos de negação, desafiadores, desobedientes e hostis para com figuras de autoridade.

    Leia na integra